domingo, 29 de abril de 2012

Entenda os canos de água - telhado

Uma vez que a água das cisternas, situadas no subsolo, é bombeada para as caixas d'água no telhado, ela segue um trajeto específico para consumo ou descarte. Entenda conforme as fotografias abaixo.


Na foto acima temos uma visão geral do conjunto de canos que fazem a água subir para as caixas d'água e descer para consumo e ou descarte (no momento da limpeza).


Nas fotos acima, a da esquerda ilustra, pela cor azul, os canos que conduzem a água das cisternas às caixas d'água, passando pelas bombas elevatórias. Na foto da direita, também ressaltado pela cor azul, ilustram-se os canos que fazem a água descer para as unidades de consumo.


Nesta foto acima, temos a ilustração dos canos de descarte da água. Evidentemente que as válvulas devem ficar constantemente fechadas para que não haja esvaziamento completo das caixas d'água.

O curioso é observar que estes canos estão conectados desde o piso da caixa d'água, ou seja, é possível esgotar todo o reservatório, inclusive a reserva de incêndio, até o limite máximo de enchimento da caixa. E é nisto que reside a curiosidade, para que serve essa ligação no limite máximo se é um tipo de cano que deve ficar com as válvulas fechadas (veja foto abaixo).

O cano que propicia o extravasamento (o famoso "ladrão") em caso de bombeamento ininterrupto por ocasião de alguma pane nas boias elétricas, que desligam as bombas, não tem calibre suficiente para conduzir a água para fora da caixa (veja as setas pretas na última foto acima).

Válvulas que devem permanecer constantemente fechadas (setas).
Na foto acima as duas válvulas da esquerda referem-se à água que é bombeada das cisternas para a caixa d'água e as duas últimas válvulas da direita, nos canos de maior calibre, referem-se à água que desce para abastecer as unidades de consumo.

A conclusão é que temos canos que conduzem água acima e canos que conduzem água para o consumo. Os canos que esgotam o reservatório são de grande calibre e servem bem para fazer a limpeza das caixas, mas o cano que deve servir para extravasar a água bombeada ininterruptamente por ocasião de alguma falha no desligamento automático das boias elétricas não possui calibre suficiente para evitar um transbordamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário